domingo, 20 de abril de 2014

Cansar não significa desistir.

Muitas vezes acordo sem muita vontade de viver. Em alguns momentos a vida é tão dura e solitária, e isso já ocorre a tanto tempo, que cansa.
Levanto, mesmo cansada e descrente em tudo, faço um café e sento ligando a TV .
Está passando Globo cidadania que eu quase sempre assisto por puro acaso.
A reportagem fala de João Carlos Martins, um pianista e maestro.Fala também de Jean Willian , um rapaz cantor e pianista.Tocam musicas clássicas e a maioria de Sebastian Bach.
Fui entrando na reportagem com enorme emoção.
As músicas tocam a almas. Ela reage...
A vida de Jean não foi das mais fáceis. Foi criado pelos avós numa cidade de interior.
E aih eu vejo a necessidade de não desistirmos. Hoje ele é famoso no mundo,todo.
E ao que ele  atribiu tanto sucesso? Ao amor dos avós. Ele disse: "quando eles decidiram me amar, porque eles decidiram me amar, compraram comigo todos os meus sonhos, toda minha alegria, toda minha tristeza, e caminhando juntos chegamos mais longe" .


Eu acredito nisso.

Contou- se também a vida de João este pianista e hoje maestro, famoso também em todo mundo, e que perdeu os movimentos das mãos mas não se entregou. Continuou lutando e virou maestro. Anos depois, após 19 cirurgias recuperou os movimentos das mãos e pode tocar outra vez aos 73 anos...

E aí, assistindo a tudo isso, me dei conta de como minha vida tem energia e eu estou sendo  egoista e pensando apenas neste probleminha tão bobo de estar cansada e só. A vida é muito mais que isso.
Aih vem Joáo ( acho que fiquei intima pela proximidade de sentimentos) me fala que muitas vezes acorda deprimido, sem vontade de viver, mas em menos de meia hora encontra forças para ir em frente, e a depressão vai embora.
Acho que sou meio assim também.
Já chorei todas, assistindo a reportagem, que inclusive me deu vontade de escrever.


 A música permite que a gente sinta... Sentir é o que tenho aprendido a fazer nos últimos cinco anos...

E mais uma vez agradeço a esta formação, que não me fez mais sensível. Isso eu sempre fui, mas que me ensinou que não é vergonha nenhuma sentir, e demonstrar  o que sinto.E como isso é saudável e reparador!

Terminou o programa. Vim escrever. Já me sinto mais leve e animada para o dia de hoje.
Decidi mais uma vez,  que não vou desistir da vida ou do que for, e que se o cansaço bater,  encontrarei forças para seguir.

Quanto aprendizado. A maioria desses programas vale a pena de ser vista. Pena que é passado num horário tão cedo em que o povo ainda dorme.
Programa digno de horário nobre...

GLOBOCIDADANIA.COM.BR
http://redeglobo.globo.com/acao/noticia/2013/12/fundacao-bachiana-trabalha-pela-democratizacao-da-musica-classica.html

e também: http://redeglobo.globo.com/acao/noticia/2013/12/talento-e-superacao-marcam-carreira-de-joao-carlos-martins.html

 
 


Um comentário:

  1. Registro aqui meu encantamento pelo seu texto. Vontade de ler, entusiasmo, identificação, sentimento bom que me nutre e me anima. LINDO! Continue. bjs

    ResponderExcluir